MRS comprará 115 locomotivas da GE por R$ 600 mi

A MRS Logística assinou contrato com a GE Transportes Ferroviários para aquisição de 115 locomotivas tipo AC44, que serão fabricadas na unidade de Contagem (MG). "Trata-se de um dos maiores contratos da indústria ferroviária mundial e a maior aquisição de locomotivas feita pela MRS, de uma só vez", diz o fato relevante divulgado hoje.

AE, Agencia Estado

22 de setembro de 2010 | 20h17

De acordo com a companhia, a entrega dessas máquinas será iniciada em 2011, com 60 unidades; entre 2012 e 2015, serão entregues as outras 55 locomotivas. No contrato, a MRS também conta com uma opção de compra de mais 100 máquinas. O investimento, de mais de R$ 600 milhões, será parcialmente financiado por operações junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Conforme a MRS, estas locomotivas serão utilizadas em uma importante mudança operacional, consistindo na utilização de uma locomotiva fixa adicional nos trens de minério, que é ligada somente nos trechos mais críticos da ferrovia. Essa alteração, diz a companhia, elimina as paradas provocadas pelo atual sistema, aumentando, assim, a produtividade. "Adicionalmente, essas novas locomotivas têm uma eficiência energética 15% acima da média do restante da frota, reduzindo as emissões de gás carbônico e favorecendo o meio ambiente", acrescenta.

O outro grande objetivo desta compra de locomotivas, afirma a MRS, é "o atendimento da forte demanda futura que vem sendo anunciada por clientes atuais da companhia, além de novos grandes empreendimentos que também estão se instalando ao longo de nossas linhas".

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.