Natura abrirá 2 novos centros de distribuição em 2011

A Natura anunciou hoje a abertura de dois novos centros de distribuição (CD) em Curitiba (PR) e São Paulo em 2011. A empresa também programa a ampliação dos CDs de Mathias Barbosa (MG), Simões Filho (BA) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Os investimentos e o total da ampliação da capacidade instalada não foram revelados. Os planos fazem parte do novo modelo logístico de distribuição de produtos até as consultoras.

RODRIGO PETRY, Agencia Estado

27 de outubro de 2010 | 12h41

A companhia de cosméticos e itens de perfumaria passará a atuar com dois novos hubs (centros de estocagem) no Brasil, que se juntam ao atual, em Jundiaí (SP). Um dos hubs será integrado ao CD de Salvador e o outro ficará em Castanhal (PA). "Estamos nos antecipando aos suportes de logística e distribuição visando os próximos dez anos de crescimento da empresa", disse João Paulo Ferreira, vice-presidente de operações e logística da Natura.

A empresa informou ainda quais serão os parceiros internacionais. Na Argentina, a produção terceirizada ficará por conta da Just, com a linha de perfumaria e produtos para o corpo, rosto e proteção solar. Na Colômbia, os parceiros serão a Hada, com sabonetes em barra, e a Prebel, que fará maquiagem, além de produtos para o corpo, proteção solar e perfumaria. No México, o parceiro será a Fortalab, com as linhas de cabelos e perfumaria.

"Mais que competência técnica, estamos trazendo parceiros alinhados com nossa proposta socioambiental", disse Ferreira. Segundo ele, a expectativa é de que 50% do faturamento das operações internacionais na América Latina sejam provenientes de produtos fabricados fora do Brasil. Ferreira destacou ainda que a empresa ampliou este ano sua malha internacional, com o aumento da capacidade dos CDs da Argentina, do Chile, do Peru e da Colômbia. Já para o primeiro trimestre de 2011 está prevista a ampliação no México. Ele ressaltou que a empresa não pretende ter produção própria no exterior.

Segundo o executivo, o redesenho da rede poderá reduzir em 25% a emissão de CO2 na distribuição. Entre outras iniciativas a serem implementadas estão o rastreamento dos pedidos até as consumidoras e as novas tecnologias de separação de produtos (picking), que devem reduzir o ciclo de entrega dos produtos às consultoras e o tempo dos pedidos.

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