Neoenergia diz que sócios decidiram manter estrutura acionária

A Neoenergia informou nesta terça-feira que os sócios na empresa, Previ, Banco do Brasil e a espanhola Iberdrola, resolveram manter a atual estrutura acionária da companhia após um período em que analisaram "alternativas estratégicas" para os investimentos.

Reuters

24 de julho de 2012 | 12h09

"Os acionistas decidiram por manter a atual estrutura acionária com o intuito de assegurar a manutenção da parceria em bases sólidas e economicamente favoráveis a todos os envolvidos, não havendo, portanto, perspectiva de retirada de sócio ou modificação significativa da estrutura societária atual", informou a Neoenergia em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários, mencionando trecho de carta dos acionistas.

A Neoenergia é controladora das distribuidoras de energia Celpe (PE), Cosern (RN) e Coelba (BA), também atua no segmento de transmissão e comercialização de energia, e tem participação nas usinas hidrelétricas Belo Monte e Teles Pires.

No final da semana passada, o presidente da Iberdrola, Ignácio Sánchez Galán, disse que a empresa espanhola que tem 39 por cento de participação na Neoenergia, nunca pensou em sair do capital da empresa no Brasil ou vender participação na companhia. Ele disse ainda que a espanhola estava "contente" com os parceiros.

Os comentários foram feitos depois que, em maio, a empresa espanhola informou que estava analisando "alternativas estratégicas diferentes" para o capital da Neoenergia, após a imprensa publicar que a Iberdrola poderia vender participação na companhia.

Galán afirmou na edição de segunda-feira do jornal Valor Econômico que a companhia está discutindo com os sócios da Neoenergia uma alternativa que permita a contabilização dos números da elétrica brasileira no grupo espanhol, conforme exigências do padrão IFRS.

(Por Anna Flávia Rochas)

Tudo o que sabemos sobre:
ENERGIANEOENERGIASOCIOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.