Werther Santana/Estadão
Werther Santana/Estadão

Nespresso aposta em aulas online para ampliar vendas pela internet

Marca de café em cápsula da Nestlé, empresa quer que suas vendas online cheguem a até 70% do total até 2025

André Jankavski, O Estado de S.Paulo

30 de setembro de 2021 | 15h00

A Nespresso, marca de café em cápsulas da Nestlé, está de olho no crescimento do seu braço digital para aumentar sua presença nos lares brasileiros. Até 2025, a empresa espera que as vendas online atinjam de 60% a 70% das suas vendas. Para isso, a marca aposta no treinamento dos vendedores de fora de suas butiques para ganhar escala.

“Por meio de nossa estratégia omnichannel (venda em vários canais) temos a intenção de crescer no País, incluindo o universo online”, afirma Ignacio Marini, principal executivo da Nespresso no Brasil. “Os últimos meses aceleraram nossos planos e temos construído uma jornada única neste ambiente.”

A companhia criou a sua plataforma de digital de treinamento chamada Nespresso Academy. Por meio de aulas online, podcasts e testes, a empresa quer estimular vendedores de outras varejistas autorizadas a oferecer máquinas e cafés da empresa, como Fast Shop, Camicado, Spicy e Angelloni

O conteúdo tem modelo similar ao que a empresa testou durante a pandemia, que foi o “boutique em casa”. Com todas as lojas fechadas por causa das quarentenas, a Nespresso passou a criar aulas para e conteúdos explicativos para continuar tendo uma relação com os consumidores. Um dos vídeos da Nespresso ensinado a fazer um café com leite soma mais de 50 mil visualizações.

Quem está à frente dessa estratégia é o diretor comercial da Nespresso, Gabriel Nobre. Segundo ele, as máquinas da companhia estão presentes em 1,7 mil pontos de venda pelo País. Seu objetivo é ganhar mercado nas residências das classes A e B. Atualmente, a Nespresso estima que está em 20% das casas dos mais endinheirados do País –  a meta é chegar a 35% em um médio prazo. 

“Somos os pioneiros da Nespresso no mundo a ter uma estratégia como essa. Dependendo o resultado, a estratégia será ampliada a nível global”, afirma Nobre. Segundo ele, a expansão de boutiques da empresa deve continuar mesmo com o avanço do Nespresso Academy. Atualmente, são 33 boutiques, mas outras três devem ser abertas até o fim do ano. 

De acordo com o executivo, existe uma grande expectativa com o crescimento do mercado de café em cápsula no Brasil, ainda mais por ser um dos países em que mais se consome a bebida no mundo. Atualmente, a subsidiária brasileira da Nespresso está entre as dez mais importantes da companhia, mas Nobre enxerga espaço para crescer mais.

No primeiro semestre deste ano, as vendas globais da Nespresso chegaram a US$ 4 bilhões, um crescimento de 14,6% em comparação ao mesmo resultado do ano anterior. A operação das Américas, que o Brasil faz parte, teve um crescimento de dois dígitos nesse período.

Para Katherine Sresnewsky, professora do núcleo de varejo da ESPM, para conseguir alcançar os objetivos de ter mais presença nos lares brasileiros, a Nespresso precisará conseguir aproximar a qualidade do seu marketing de experiência com a visita às botiques. “A saída de trazer mais educação aos vendedores pode ser uma boa saída, pois eles que acabam transmitindo de forma mais natural para o consumidor final."

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