Publicidade

No Dia da Criança, 52% dos varejistas esperam faturamento maior

Para 35% dos 991 entrevistados, o faturamento será igual ao Dia da Criança do ano passado e para 13% cairá

Por Wladimir D'Andrade e da Agência Estado
Atualização:

Mais da metade (52%) dos empresários do varejo espera aumentar o faturamento do Dia da Criança deste ano em comparação com a mesma data de 2011, aponta pesquisa nacional divulgada nesta sexta-feira (28) pela Serasa Experian. Para 35% dos 991 entrevistados, o faturamento será igual ao Dia da Criança do ano passado e para 13% cairá. Na pesquisa realizada no ano passado, 53% dos varejistas esperavam aumento no faturamento, 38% acreditavam em estabilidade e 9%, em queda.

PUBLICIDADE

Otimismo parecido havia sido verificado no Dia das Mães, quando 56% dos entrevistados esperavam aumento no faturamento. Nas datas seguintes, a boa expectativa havia diminuído: no Dia dos Namorados 49% acreditavam em alta e no Dia dos Pais 41% previam aumento. "Essa melhora no otimismo do varejista decorre da redução das taxas de juros e dos estímulos ao consumo estabelecidos pelo governo", afirma a empresa, em nota distribuída à imprensa.

As grandes empresas do varejo são mais otimistas porque oferecem condições de parcelamento mais atrativas aos consumidores. De acordo com a pesquisa, 71% dos executivos de grandes negócios do varejo preveem faturamento mais alto neste ano, enquanto nas médias empresas o porcentual é de 59% e nas pequenas, de 52%.

Os produtos mais ofertados na data serão brinquedos (73%). Segundo previsão dos empresários consultados, 36% dos consumidores vão gastar até R$ 50 e 37%, de R$ 51 a R$ 100. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.