Norte Energia recebe parte de empréstimo do BNDES

A Norte Energia S.A, empresa responsável pela implementação, construção e operação da usina hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA), informou que recebeu na última sexta-feira, a última parcela do aporte de R$ 1,087 bilhão referente ao empréstimo-ponte concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para aplicação no projeto da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A operação afiançada pelo banco BTG Pactual.

AE, Agencia Estado

25 de julho de 2011 | 15h35

Em nota o diretor Financeiro e de Gestão da Norte Energia S.A., Marcelo Perillo, afirma que a operação demonstra a atratividade econômico-financeira de Belo Monte e demonstra, também, por parte do BTG Pactual, a confiança na gestão da empresa.

A liberação dos recursos permitirá que a Norte Energia continue cumprindo com os prazos de pagamentos de todas as obrigações assumidas junto ao Consórcio Construtor de Belo Monte e aos dois fornecedores de equipamentos, Consórcios ELM e IMPSA, sem que os acionistas precisem aplicar capital próprio, operação que tem custo mais elevado.

Em relação ao empréstimo de longo prazo, em análise no BNDES, o diretor da Norte Energia S.A. prevê liberação dos recursos para o início do quarto trimestre. A empresa informa ainda que nos próximos trinta dias, espera-se a conclusão da reestruturação societária da empresa, iniciada com a oficialização da entrada da Vale no final de junho. "Esta seria a principal variável para avançar em direção à aprovação do financiamento principal", afirma Perillo.

Tudo o que sabemos sobre:
energiahidrelétricaBelo MonteBNDES

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.