NY sobe por petróleo e compras de final de trimestre

As bolsas de valores dos Estados Unidos subiram nesta segunda-feira, uma vez que os preços mais altos do petróleo impulsionaram as ações de empresas do setor de energia.

CAROLINE VALETKEVITCH, REUTERS

29 de junho de 2009 | 18h20

Além disso, gerentes de fundos buscaram ativos para suas carteiras um dia antes do término do segundo trimestre.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 1,08 por cento, para 8.529 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,32 por cento, para 1.844 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,91 por cento, para 927 pontos.

Os papéis de energia tiveram um bom desempenho no trimestre, e um salto de 3,4 por cento nos preços do petróleo impulsionou ainda mais as ações desse setor nesta segunda-feira.

As ações da Exxon Mobil avançaram 2,2 por cento, exercendo a principal influência positiva sobre o Dow Jones.

Os gerentes de fundos estão reconstruindo suas carteiras antes da terça-feira, que marca o final do segundo trimestre.

Nessas épocas, os gerentes de fundos vendem parte das ações consideradas "perdedoras" do trimestre e compram as "ganhadoras". Esse movimento também deu fôlego aos mercados nesta sessão.

As ações do setor financeiro, que tiveram as maiores altas do dia, também ficaram entre as principais ganhadoras do trimestre, seguidas pelos papéis de tecnologia.

O índice Standard & Poor's 500 subiu 16,2 por cento neste trimestre até 29 de junho. Com isso, está a caminho de se tornar o melhor período de três meses desde o quarto trimestre de 1998, quando o indicador saltou quase 21 por cento.

Tudo o que sabemos sobre:
WALLSTFECHAATUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.