Publicidade

Obama deve divulgar amanhã plano de exploração de petróleo offshore

Expectativa é de que o governo informe quando a ExxonMobil, a ConocoPhillips e a Shell poderão explorar os litorais de alguns Estados

Por Ricardo Gozzi e da Agência Estado
Atualização:

O governo americano deve divulgar amanhã um esperado plano nacional de exploração de petróleo e gás natural offshore para os próximos cinco anos, o que pode incluir novas perfurações na costa do Estado de Virgínia.

 

PUBLICIDADE

O anúncio será feito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante evento esperado para a manhã de quarta-feira em Maryland, segundo pessoas ligadas ao assunto. A Casa Branca e o Departamento de Interior recusaram-se a comentar a informação.

 

A expectativa é de que o governo divulgue amanhã onde e quando petroleiras como a ExxonMobil, a ConocoPhillips e a Royal Dutch Shell poderão explorar os litorais de Estados sabidamente ricos em petróleo como Texas, Alasca e Louisiana.

 

Espera-se ainda que o plano promova a abertura de novas áreas para exploração offshore entre os anos de 2012 e 2017.

 

Fontes na indústria energética especulam que o governo do presidente Barack Obama ofereceria a opção de leasing para a exploração de blocos na costa da Virgínia. Esses blocos já haviam sido destinados para venda por leasing prevista para 2011 antes de a Casa Branca retirá-los do programa no ano passado.

 

O plano também incluiria um cronograma para atividade de prospecção sísmica no Oceano Atlântico e um prazo para decisões sobre futuras ofertas de leasing na Costa Leste dos Estados Unidos.

 

Numa carta enviada a congressistas no mês passado, o Serviço de Gerenciamento de Recursos Minerais dos EUA esboçou um cronograma segundo o qual um laudo sobre o impacto ambiental da explorações sísmicas no Atlântico ficaria pronto até o início de 2012.

Publicidade

 

Segundo pesquisas atuais, a exploração no Atlântico renderia mais gás natural do que petróleo, o que se adequa aos esforços do governo de cortar a emissão de gases causadores do efeito estufa utilizando um combustível fóssil com menor nível de emissão de gás carbônico. As informações são da Dow Jones.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.