Ongoing compra áreas de conteúdo e de publicidade do Portal iG

No Brasil, a empresa é acionista minoritária do grupo Ejesa, que edita os jornais Brasil Econômico, O Dia, Marca e Meia Hora

Economia & Negócios,

18 de abril de 2012 | 16h08

O grupo português Ongoing, por meio de sua holding brasileira, assinou um acordo para a compra do portal iG nessa quarta-feira, 18. Um dos principais acionistas da Portugal Telecom, a Ongoing é dona de um jornal de economia e de um canal de informação econômica em Portugal. No Brasil, a empresa é acionista minoritária do grupo Ejesa, que edita os jornais Brasil Econômico, O Dia, Marca e Meia Hora. Na tarde desta quarta o grupo Oi confirmou o negócio.  

O acordo já era esperado pelo mercado. Alguns indícios davam força à possibilidade de venda ao grupo europeu. O site do jornal Brasil Econômico, por exemplo, está hospedado no domínio iG há algumas semanas. Na parte superior das páginas online do diário já há a logomarca do iG, bem como links que remetem ao portal.

Desde sua chegada ao Brasil, no segundo semestre de 2009, o grupo Ongoing tentava expandir a sua participação no controle de meios de comunicação no Brasil. Depois de colocar o Brasil Econômico em circulação, o grupo comprou os jornais O Dia, Meia Hora e Marca Brasil. Na ocasião, a empresa distribuiu um comunicado no qual ressaltava que, com as compras, se consolidava como o "terceiro maior grupo brasileiro de imprensa, com audiência diária de 3,5 milhões de pessoas".

Oito meses depois dessas compras, a edição São Paulo do Meia Hora foi fechada. Alguns outros projetos do Ongoing no ramo jornalístico, como o de abertura de um jornal em Brasília, foram abandonados pelos portugueses, aparentemente abalados pela crise financeira europeia.

Segundo fontes, interessados pela compra do iG não faltaram. Há pelo menos um ano falava-se sobre a possibilidade do negócio. Além do Ongoing, o grupo Yahoo, a gaúcha RBS e até o UOL eram citados como interessados na aquisição.

Tudo o que sabemos sobre:
IGOngoingPortugal telecom

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.