OSX obtém crédito de até R$ 2,7 bilhões para construção de estaleiro

Empreendedores prometem que este será o maior estaleiro das Américas, com cais de 2,4 mil metros e capacidade para integrar até 11 plataformas

Alexandre Rodrigues, da Agência Estado,

22 de junho de 2011 | 14h33

A OSX, empresa do setor de equipamentos para indústria naval offshore do Grupo EBX, informou nesta quarta-feira, 22, que obteve a aprovação de uma linha de crédito de até R$ 2,7 bilhões do Fundo de Marinha Mercante (FMM) para a construção de seu estaleiro no complexo industrial do Açu, no Norte Fluminense. A Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu), parceria da OSX Construção Naval e da sul-coreana Hyundai Heavy Industries, será o maior estaleiro das Américas, prometem os empreendedores.

"Vejo nessa decisão do FMM a afirmação do interesse nacional na concretização da Unidade de Construção Naval da OSX, que é um instrumento decisivo para que nós, brasileiros, possamos materializar os benefícios decorrentes do petróleo e gás que temos descoberto nas águas de nosso País", declarou Eike Batista, presidente do Conselho de Administração da OSX, em nota divulgada pela companhia.

O empreendimento, que será erguido ao lado do Porto do Açu (empreendimento da LLX de Eike), terá cais de 2,4 mil metros, com possibilidade de expansão para 3,5 mil metros e capacidade para integrar até 11 plataformas do tipo FPSO. A empresa tem uma série de embarcações encomendadas pela OGX, empresa do grupo EBX que explora petróleo na Bacia de Campos, próximo ao local escolhido para o estaleiro.

"Somando-se à chancela tecnológica da Hyundai, nosso empreendimento recebe com orgulho e responsabilidade a mais importante linha de crédito para a Indústria Naval Brasileira do colegiado do FMM", declarou Luiz Eduardo Carneiro, Diretor-Presidente da OSX.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.