Palavras de Bernanke levam Wall Street a fechar em alta

O S&P 500 teve um repique após a pior semana neste ano, para atingir novamente a máxima em quatro anos nesta segunda-feira, depois de o Chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, ter indicado que a política monetária de apoio continuará ativa para ajudar a levar a taxa de desemprego dos EUA a níveis menores.

REUTERS

26 de março de 2012 | 18h00

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 1,23 por cento, para 13.241 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 1,39 por cento, para 1.416 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,78 por cento, para 3.122 pontos.

Os três principais índices acionários norte-americanos subiram 1 por cento ou mais e todos os dez setores do S&P 500 avançaram. Ganhos foram liderados pelas ações do setor tecnológico do índice, que fechou em alta de 1,7 por cento, e o setor de saúde, que também cresceu 1,7 por cento. Ações da IBM, que tiveram valorização de 1,1 por cento para 207,77 dólares, deram ao Dow seu maior impulso.

Os comentários de Bernanke surgem enquanto investidores tentam prever quão mais se estenderá o rali que já dura seis meses e reforçaram a visão de que mais medidas de apoio (em inglês, "quantitative easing", ou QE3) do Fed são uma possibilidade.

O S&P teve alta de 25 por cento desde o final de setembro, principalmente em função do otimismo a respeito do ritmo do crescimento econômico. Com estímulos do Fed e uma economia em processo de melhora, o panorama acionário é cada vez mais amigável.

"Há muito dinheiro no escanteio esperando um recuo, e eu suspeito que algumas pessoas ao longo do fim de semana disseram, 'É, talvez eu aplique algum dinheiro', e aí você tem os comentários de Bernanke e isso alimentou o fogo", disse Bob Doll, o vice-presidente do conselho e vice-presidente mundial de investimentos do BlackRock, em Nova York.

Tudo o que sabemos sobre:
WALLSTFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.