PUBLICIDADE

Publicidade

Parlamentar da Alemanha critica esforços de privatização da Grécia

'Atenas não pode esperar ser permanentemente acomodada por outros países da União Europeia', disse

Por Danielle Chaves e da Agência Estado
Atualização:

Os esforços de privatização do governo da Grécia que têm como objetivo reduzir a dívida do país são insuficientes e a União Europeia deveria assumir a responsabilidade sobre isso, afirmou em um comunicado Hans Michelbach, parlamentar da Alemanha e especialista em finanças da coalizão de centro-direita do governo da chanceler Angela Merkel. "Atenas não pode esperar ser permanentemente acomodada por outros países da União Europeia", disse.

PUBLICIDADE

"Os parceiros europeus ainda estão dispostos a mostrar solidariedade, mas a solidariedade não é uma via de mão única. Atenas precisa tomar cuidado para que seus parceiros não percam a paciência", afirmou Michelbach. O parlamentar pediu o estabelecimento de uma "instituição fiduciária europeia independente que deveria lidar com a privatização de companhias e propriedades estatais gregas".

O alerta de Michelbach foi feito após duas fontes afirmarem que o Fundo Monetário Internacional (FMI) recentemente informou ao governo da Grécia que uma piora nas perspectivas econômicas sugere que o país pode não conseguir reduzir sua dívida para níveis sustentáveis mesmo com o planejado desconto de 50% nos bônus gregos detidos por entidades privadas. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.