Pequeno glossário de termos publicitários

Sabe o que é um spot? Target? Teaser? Entenda alguns dos jargões mais usados no mercado de publicidade

08 de junho de 2008 | 16h51

O que significa cada categoria em disputa: Film - Comerciais exibidos na televisão ou no cinema. Design – Diz respeito tanto a peças de propaganda quanto ao desenvolvimento de embalagens, logotipos e ações de identidade corporativa. Direct - Estratégias de marketing cuja logística estabelece um contato individual e direto com o consumidor. Ex. Correspondências de mala-direta. Promo – Ações que envolvem promoção, distribuição de brindes, amostras de produtos e serviços. Media - Avalia o planejamento dos diferentes meios de comunicação usados na estratégia de veiculação uma campanha publicitária. Cyber – Peças ou ações publicitárias voltadas para a internet, como banners animados ou sites promocionais. Press - Peça publicitária para veículo impresso, como jornal ou revistas. Outdoor – Mídia exterior. Radio – Peças e campanhas criadas para o meio rádio. Titanium & Integrated - Premia trabalhos inovadores que envolvam canais de comunicação que vão além dos meios tradicionais, como televisão, publicações impressas e rádio; além de campanhas que usem três ou mais meios de comunicação distintos. GLOSSÁRIO PUBLICITÁRIO Brand – Marca. Diz respeito tanto ao ícone que representa uma empresa ou produto quanto a identidade e a personalidade de uma marca. Campanha - Ação publicitária constituída por uma ou mais peças referentes a um ou mais meios de comunicação, com diferentes execuções criativas e/ou diferentes formatos de veiculação. Audiência - Número de pessoas que entram em contato com uma peça, campanha ou ação publicitária, seja com a mediação de um veículo de comunicação, seja ao vivo (em show, eventos, distribuição de brindes etc...). Budget – Orçamento, seja de uma campanha publicitária, seja referente à verba que o anunciante tem para  Case - História marcante, geralmente sobre resultados de sucesso, relacionada a uma marca, uma campanha ou ação publicitária.  Circulação - Número de exemplares de uma publicação impressa distribuídos no mercado. Clipping - Reunião de material editorial ou comercial veiculado na mídia, como jornais, revistas, sites ou programas de TV, sobre determinado assunto, pessoa ou empresa. Jingle - Peça publicitária em forma de música. Pode ser usada no rádio ou servir de trilha para filmes publicitários. Logotipo - Fonte, formato e cores usados na representação gráfica do nome da empresa. Logomarca - Ícone associado à empresa, geralmente acompanhado de um logotipo. Mala Direta - Propaganda enviada pelo correio para um grupo de consumidores. Merchandising - Inserção de propaganda dentro de contexto editorial, em diversos meios de comunicação, a fim de minimizar seu teor comercial. Penetração - Grau de sucesso na transmissão da mensagem de uma propaganda junto a seu público-alvo. Posicionamento - Planejamento das características de um produto/serviço em relação a seus concorrentes e ao público-alvo, a fim de criar atributos objetivos e subjetivos capazes de gerar diferenciação junto à concorrência e identificação e atratividade junto ao consumidor. Recall – Lembrança que o público tem depois de entrar em contato com alguma peça/campanha/ação publicitária. Usada como índice de eficácia. Segmento - Conjunto de consumidores com perfil e características sócio-demográficas semelhantes. O reconhecimento desses grupos é usado, por exemplo, no posicionamento de produtos no mercado. Slogan – Frase de caráter publicitário que resume um posicionamento, uma campanha publicitária, um produto ou uma marca. Spot - Mensagem de curta duração, para rádio ou televisão Target – Alvo. Diz respeito ao perfil de consumidor que a campanha/estratégia visa atingir. Teaser - Mensagem curta, veiculada em diversos meios de comunicação, geralmente usada para provocar a atenção do público em relação a uma ação publicitária. Pode tanto criar suspense quanto antecipar informações sobre a estratégia.

Tudo o que sabemos sobre:
Cannes Lions 2008

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.