Perspectiva da economia melhora pelo sexto mês seguido, diz Serasa

Indicador registrou variação de 0,4% em janeiro ante dezembro ao atingir  98,5 pontos

Agência Estado,

30 de março de 2012 | 09h33

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica, divulgado hoje (30), subiu pelo sexto mês consecutivo e registrou variação de 0,4% em janeiro ante dezembro ao atingir  98,5 pontos. De acordo com a empresa, as altas sucessivas têm sido cada vez maiores, o que indica que a economia brasileira irá se acelerar no decorrer deste ano. O indicador busca medir a tendência da atividade econômica com seis meses de antecedência.

Para a Serasa Experian, o ritmo de crescimento prenunciado pelo índice não tornaria inviáveis reduções adicionais na taxa básica de juros (Selic) porque, apesar da recuperação, a expectativa sobre a atividade econômica ainda está abaixo dos 100 pontos, faixa que indicaria o Produto Interno Bruto (PIB) potencial do País - nível de crescimento sem criação de pressões inflacionárias.

Novos incentivos fiscais, estabilização e posterior recuo da inadimplência dos consumidores, manutenção dos índices de desemprego em níveis baixos, aumento do salário mínimo e desaceleração da inflação contribuirão, segundo a empresa, para a aceleração do crescimento econômico. 

Tudo o que sabemos sobre:
SelicSerasa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

  • O Pix é seguro? Veja dicas de especialistas sobre o sistema de pagamentos
  • 13º salário: quem tem direito, datas e como a pandemia pode afetar o cálculo
  • Renda básica: o que é, quais os objetivos e efeitos e onde é aplicada

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.