Fotos Históricas: guarda Luizinho

Policial ficou conhecido pelo jeito diferente e bem-humorado de conduzir o trânsito

PUBLICIDADE

Por Rose Saconi
Atualização:
 Foto: Estadão

 

Pedestres atravessam fora da faixa e levam um 'pito' doguarda sempre bem-humorado. Acervo/Estadão

PUBLICIDADE

Um policial de trânsito que trabalhava nas esquinas das ruas Xavier de Toledo e Barão de Itapetininga, bem ao lado do antigo Mappin, ganhou fama nos anos 1970. Com gestos teatrais, bom humor e criatividade, o paraibano Luiz Gonzaga Leite, o guarda Luizinho, tinha um modo curioso e irreverente de cuidar dos pedestres e motoristas do Centro.

Ele não se acanhava, por exemplo, em ficar de joelhos para impedir que um pedestre atravessasse a rua com o semáforo aberto para os carros. Nem de abrir a porta de um automóvel parado sobre a faixa de pedestres para que as pessoas passassem por dentro dele. Era comum também ver o policial “carregar” as pessoas pelas mãos para atravessar a rua corretamente. Pedestres e comerciantes da região chegavam a ficar parados na calçada assistindo e se divertindo com as brincadeiras de Luizinho no trabalho.

 Foto: Estadão

Abaixo-assinado. O carisma de Luizinho chegou a motivar um abaixo-assinado com mais de 65 mil em 1976, quando a Polícia Militar resolveu fazer um rodízio de guardas de trânsito e Luizinho fora transferido para o cruzamento da avenida São João com Ipiranga. A população pediu e, em poucos meses, Luizinho estava novamente na esquina da Praça Ramos. Na sua volta ele foi recebido por festa pelos pedestres.

 Foto: Estadão

Para ver outras 'Fotos Históricas', navegue na galeria.

Tags: São Paulo, Centro# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.