Petrobrás lança programa para ampliar crédito a fornecedores

Programa foca aqueles que apresentam maior dificuldade para levantar financiamentos e alavancar a sua produção

Glauber Gonçalves, da Agência Estado,

17 de setembro de 2010 | 11h16

A Petrobrás lançou nesta sexta-feira, 17, o Programa Progredir, um instrumento para facilitar a oferta de crédito em volume e condições que favoreçam a ampliação da base e o crescimento sustentável da cadeia de fornecedores da empresa.

Segundo nota divulgada pela empresa, o Programa Progredir se destina a todos os fornecedores da Petrobrás, diretos e indiretos, com foco especial naqueles que apresentam maior dificuldade para levantar financiamentos e alavancar a sua produção.

O Programa está baseado na concessão de crédito a cadeia de fornecedores, lastreado nos recebíveis ainda não performados em cada um dos contratos firmados entre os participantes da cadeia. O crédito não envolverá recursos da Petrobras, mas a companhia será o elemento âncora do Programa, já que os recebíveis gerados pela Petrobrás proverão suporte e garantia à concessão de crédito não performado para toda a sua cadeia de fornecimento.

O Programa está iniciando a sua fase Piloto e, de acordo com a Petrobras, a expectativa é que atinja todas as suas funcionalidades e atenda a todos os fornecedores a partir de fevereiro de 2011.

A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com seis dos maiores bancos de varejo em operação no Brasil (Banco Bradesco S.A., Banco do Brasil S.A., Banco Santander (Brasil) S.A., Caixa Econômica Federal, HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo, Itaú Unibanco S.A.), com o BNDES, com o Programa Nacional de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) e com entidades de classe representativas da indústria fornecedora de bens e serviços no país. 

Tudo o que sabemos sobre:
Petrobráscrédito

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.