Petroleira Rosneft assina novo acordo de fornecimento com BP

A russa Rosneft assinou nesta sexta-feira seu segundo maior acordo com a britânica BP desde que sanções foram impostas ao presidente da empresa russa, um aliado próximo do presidente Vladimir Putin, em função do envolvimento com a crise na Ucrânia.

REUTERS

27 de junho de 2014 | 16h07

O acordo de cinco anos irá garantir à BP um suprimento de até 12 milhões de toneladas de produtos refinados de petróleo e envolve o pré-pagamento de pelo menos 1,5 bilhão de dólares, em um acerto organizado por importantes instituições financeiras globais, disse a Rosneft.

A Rosneft refinou cerca de 90 milhões de toneladas de petróleo no ano passado.

Algumas empresas ocidentais têm hesitado em investir e fazer negócios na Rússia desde que sanções foram impostas devido à crise na Ucrânia, onde Moscou nega as acusações de orquestrar a rebelião de separatistas pró-Rússia.

Acordos como esse não violam as sanções porque a Rosneft não está incluída em nenhuma lista, mas o presidente-executivo da companhia, Igor Sechin, teve vistos cancelados e ativos congelados pelos Estados Unidos depois que a Rússia anexou a península da Crimeia, em março.

(Por Olesya Astakhova e Katya Golubkova)

Tudo o que sabemos sobre:
ENERGIAROSNEFTBPACORDO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.