PIB da Espanha sobe 0,3% no 1º trimestre

Crescimento das exportações contrabalançou a contínua queda na demanda doméstica

Danielle Chaves, da Agência Estado,

18 de maio de 2011 | 08h30

O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha cresceu 0,3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o quarto trimestre de 2010, e aumentou 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados revisados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

A expansão trimestral de 0,3% ficou em linha com a estimativa divulgada pelo INE na semana passada, mas superou levemente o cálculo do Banco da Espanha, que apontou alta de 0,2%.

O crescimento das exportações contrabalançou a contínua queda na demanda doméstica e evitou que a economia espanhola voltasse à recessão. As exportações cresceram 11,2% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado, acima do aumento de 10,3% registrado em todo o ano de 2010.

Depois dos resultados, o governo da Espanha reiterou sua meta de crescimento econômico para este ano. O governo afirmou que o desempenho do país no primeiro trimestre ficou em linha com sua meta de crescimento de ao menos 1,3% em 2011. As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
PIBEspanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.