PUBLICIDADE

Publicidade

PIB da zona do euro decepciona e sobe 0,2% no 1º trimestre

Crescimento da economia da Alemanha se acelerou para 0,8% no período, mas PIB francês ficou estagnado

Por Fernando Ladeira , Marcelo Ribeiro Silva e da Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - A economia da zona do euro teve desempenho mais fraco que o esperado no primeiro trimestre de 2014, mesmo com o forte desempenho da economia alemã entre janeiro e março deste ano. Dados publicados pela Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano ante o trimestre imediatamente anterior.

PUBLICIDADE

Analistas consultados pela Dow Jones Newswires previam alta maior do resultado trimestral, de 0,4%. Na comparação anual, o PIB do bloco avançou 0,9% entre janeiro e março deste ano, ligeiramente abaixo da previsão de crescimento de 1,1%.

Em base anualizada, o PIB do bloco cresceu 0,8% no primeiro trimestre, expandindo-se pelo quarto trimestre consecutivo.

Alemanha. A Alemanha anunciou um crescimento ajustado de 0,8% entre janeiro e março, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, informou a agência de estatísticas Destatis. Com isso, o PIB se acelera sobre o crescimento de 0,4% no quarto trimestre do ano passado e supera as estimativas de economistas consultados pela Dow Jones Newswires, de alta de 0,7%.

Na comparação anual, o PIB da Alemanha cresceu 2,3% entre janeiro e março, acima do 1,4% registrado no quarto trimestre. Analistas consultados pela Dow Jones Newswires projetavam um ganho de 2,2% na passagem anual.

França. A economia da França registrou estabilidade no primeiro trimestre, em comparação com os três últimos meses do ano passado, de acordo com a agência de estatísticas Insee. Economistas consultados pela Dow Jones Newswires estimavam uma ligeira alta de 0,1%.

O número também representa uma desaceleração sobre os dados do quarto trimestre, quando o PIB cresceu 0,2%, segundo números revisados de uma alta de 0,3%, na mesma base de comparação. Ante o mesmo período do ano anterior, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da França foi de 0,8% entre janeiro e março.

Publicidade

Itália. O PIB da Itália caiu 0,1% no primeiro trimestre de 2014 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo Istat, o instituto de estatísticas do país. Na comparação anual, o PIB italiano recuou 0,5% entre janeiro e março deste ano. Os números vieram em abaixo da previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam alta de 0,2% na comparação mensal e de 0,1% na relação anual.

Portugal. O PIB de Portugal caiu 0,7% no primeiro trimestre de 2014 ante o trimestre imediatamente anterior, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INA). Na comparação anual, o PIB português avançou 1,2% entre janeiro e março deste ano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.