PIB de Taiwan tem alta de 13,27% no 1º trimestre, a maior em 32 anos

Resultado foi puxado pela forte recuperação da economia na China e pelo crescimento das exportações e do investimento privado

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

20 de maio de 2010 | 11h47

O Produto Interno Bruto (PIB) de Taiwan registrou expansão de  13,27% no primeiro trimestre de 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado, puxado pela forte recuperação da economia na China e pelo crescimento das exportações e do investimento privado. A alta é a maior em 32 anos, de acordo com dados divulgados pelo governo.

A expansão da economia no primeiro trimestre superou a média das estimativas de 15 economistas, que esperavam um crescimento de 10,66% e marcou a segunda alta trimestral consecutiva depois de cinco trimestres seguidos de contração.

O crescimento do PIB nos primeiros três meses do ano foi o maior registrado pelo país desde o terceiro trimestre de 1978, quando a economia apresentou expansão de 17,06%. O PIB também aumentou em comparação com a taxa revisada de 9,06% no último trimestre de 2009.

Em bases anualizadas, ajustadas sazonalmente, o PIB de Taiwan registrou expansão de 11,28% no primeiro trimestre, em comparação com o quarto trimestre do ano passado, afirmou a Direção Geral de Orçamento, Contabilidade e Estatística do país. A alta foi menor que a taxa revisada do quarto trimestre do ano passado de 16,72%, mas ficou acima das projeções dos economistas de um aumento de apenas 1,68%.

O governo de Taiwan elevou sua previsão para o crescimento do PIB em 2010 para 6,14%, ante a projeção de 4,72% anunciada em fevereiro.

As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
PIBTaiwaninvestimetnoexportações

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.