PIB dos Estados Unidos sobe no 1º trimestre, mas abaixo da previsão

A expansão da economia dos EUA desacelerou em comparação com o desempenho do quarto trimestre do ano passado, quando cresceu 3,0%

Danielle Chaves, da Agência Estado,

27 de abril de 2012 | 09h57

WASHINGTON  - A expansão da economia dos EUA se desacelerou no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o quarto trimestre do ano passado, à medida que os gastos do governo recuaram e o acúmulo de estoques diminuiu. 

O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu à taxa anual ajustada pela inflação de 2,2%, segundo o Departamento do Comércio, abaixo da previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones de alta de 2,6%.

Nos três últimos meses do ano passado o avanço foi de 3,0%. Um aumento nos estoques havia colaborado para o crescimento no fim de 2011, quando correspondeu a mais de metade da expansão total da economia norte-americana. Mas no primeiro trimestre deste ano o acúmulo de estoques contribuiu para apenas um quarto do ganho total do PIB.

Os investimentos fixos não residenciais caíram 2,1% no primeiro trimestre, em comparação com o aumento de 5,2% no trimestre anterior. Os gastos do governo declinaram 3,0%, após a queda de 4,2% nos gastos públicos na mesma comparação.

O ponto positivo do relatório ficou por conta dos gastos com consumo, que subiram 2,9% - a maior alta desde o quarto trimestre de 2010. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAPIBinflaçãotrimestre

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.