PUBLICIDADE

Publicidade

Plano para resgate à Europa sai até quarta-feira

Merkel e Sarkozy disseram que estão planejando um plano abrangente para solucionar a crise da dívida na zona do euro. Primeira reunião acontece domingo

Por Álvaro Campos e da Agência Estado
Atualização:

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disseram nessa quinta-feira que estão planejando um plano abrangente para solucionar a crise da dívida na zona do euro. Essa proposta deve ser aprovada em uma segunda reunião da cúpula da União Europeia, marcada para quarta-feira.

PUBLICIDADE

Em um comunicado conjunto, Sarkozy e Merkel afirmam que o plano, que inclui medidas para reforçar os bancos europeus e um fundo de resgate mais poderoso, será revisado pelos líderes europeus em um primeiro encontro, que já estava previsto para domingo. O objetivo é "alcançar um acordo definitivo entre os chefes de Estado e governo durante uma segunda reunião, na quarta-feira, no máximo".

O texto sugere que os líderes europeus ainda precisam resolver algumas questões para atingir um consenso sobre como conter a crise da dívida da Grécia e alavancar o fundo de resgate, conhecido como Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês). As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.