Porto Tubarão recebe hoje o navio Vale Espírito Santo

A Vale informou que o Porto Tubarão, no Espírito Santo, recebe nesta terça-feira o navio Vale Espírito Santo, que possui capacidade para transportar 400 mil toneladas de minério. De lá, o navio seguirá carregado para o Porto de Sohar, em Omã.

FERNANDA GUIMARÃES, Agencia Estado

30 Outubro 2012 | 12h26

De acordo com a Vale, esse será o primeiro carregamento desse navio, do tipo Valex, e a décima atracação de uma embarcação desse porte no Porto de Tubarão. O mineraleiro é um dos oito navios da empresa já em operação, de uma encomenda total de 35, entre próprios e contratados, feita a estaleiros da China e da Coreia, que serão entregues até 2013.

"Os navios Valemax fazem parte da solução logística da Vale para ligar os terminais marítimos da empresa no Brasil a seus clientes asiáticos e europeus", afirmou a companhia, em nota. O objetivo dessa estratégia, de acordo com a mineradora, é maximizar a eficiência das operações e reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as siderúrgicas.

Até o momento, sete portos no mundo recebem os Valemax, segundo a Vale. Os navios atracam nos portos de Villanueva (Filipinas), Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã) e Oita (Japão), além da Estação de Transferência de Minério em Subic Bay, nas Filipinas.

Segundo a Vale, a entrada de operação da segunda estação de transferência de minério do centro de distribuição na Malásia, no início de 2013, assim como a de toda a frota de navios Valemax, tornará a mineradora "totalmente preparada para atender aos mercados asiáticos em igualdade de condições com seus competidores situados na região". A Vale projeta que essa solução logística deverá estar operando no início de 2014.

Mais conteúdo sobre:
Vale Porto Tubarão navio

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.