Portugal Telecom tem lucro 29% maior no 1º trimestre

Companhia teve lucro líquido de 130 milhões de euros, acima da previsão média do mercado de 84 milhões de euros

Reuters,

26 de maio de 2011 | 08h22

A Portugal Telecom divulgou nesta quinta-feira alta de 29% no lucro líquido do primeiro trimestre, com queda nas despesas com juros, apesar de menores receitas por fraqueza do mercado em Portugal.

A companhia teve lucro líquido de 130 milhões de euros (US$ 182,8 milhões), acima da previsão média do mercado de 84 milhões de euros, apurada pela Reuters junto a analistas.

As receitas comparáveis, ajustadas pela venda da participação da Portugal Telecom na Vivo para a Telefónica em julho, caíram 4% no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para 871 milhões de euros.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) encolheu 5,7%, menos que o esperado, para 357 milhões de euros.

"O lucro líquido cresceu. Refletindo principalmente a queda nas despesas com juros, como resultado da transação da Vivo, e ganhos maiores relacionados a companhias afiliadas, gerados principalmente pela venda do UOL", disse a companhia em comunicado.

A Portugal Telecom vendeu no ano passado uma participação de 29% do provedor e portal de Internet UOL.

Depois de vender a Vivo, a Portugal Telecom obteve controle direto e indireto sobre 25,6% do capital da Oi, mas essa participação será consolidada nos resultados da empresa portuguesa mais adiante.

(Por Elisabete Tavares)

Tudo o que sabemos sobre:
Portugal Telecomtelefonia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.