Positivo lança tablet com preço sugerido de R$ 999

Primeiras unidades do Ypy chegam às lojas em outubro; produto já vem com 50 aplicativos pré-instalados

Rodrigo Petry, da Agência Estado,

20 de setembro de 2011 | 10h43

SÃO PAULO - A Positivo Informática anuncia o lançamento de sua linha de tablets Positivo Ypy. A linha conta com o Positivo Ypy 7 e o Positivo Ypy 10 em versões Wi-Fi e Wi-Fi+3G. O Positivo Ypy 7 chega ao varejo na segunda quinzena de outubro, nas versões Wi-Fi e Wi-Fi+3G, com preços sugeridos a partir de R$ 999. Os tablets Positivo Ypy 10 serão vendidos para o Natal nas versões Wi-Fi e Wi-Fi+3G.

Segundo a empresa, linha de tablets foi completamente desenvolvida a partir de pesquisas com os brasileiros, desde o hardware e design ao sistema operacional totalmente em português. De acordo com a Positivo, um dos diferenciais do Positivo Ypy é que ele já sai de fábrica com mais de 50 aplicativos pré-instalados.

"Estudamos o comportamento do consumidor durante 20 meses para chegar a um produto 100% voltado ao brasileiro", afirma Hélio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo Informática.

As duas versões de tablets possuem tela capacitiva multitoque de alta resolução e formato 4:3, ideal para o consumo de conteúdos digitais, especialmente livros, revistas e jornais, além de páginas da web. O teclado virtual também é totalmente em português, com teclas "ponto br" e cedilha. O produto conta ainda com sensor de movimentos (acelerômetro), que pode ser usado em jogos, porta USB e saída HDMI para que seja ligado à TV de LCD, além de suporte para uso de sites com Adobe Flash.

A Positivo Informática customizou todo o sistema operacional Android, deixando-o integralmente em português. Também criou uma organização diferenciada com seus aplicativos, dividindo-os em seções.

Argentina

O tablet Ypy da Positivo será vendido ainda este ano na Argentina, disse o presidente da empresa, Hélio Rotenberg. "Vamos lançar com um pouco de atraso em relação ao Brasil, pelo ecossistema que precisa ser desenvolvido em espanhol", disse, se referindo ao conjunto de softwares, que inclui os aplicativos e o sistema operacional. Ele afirmou ainda que a empresa atingiu a liderança de vendas de computadores no mercado argentino, salientando que os dados são extra-oficiais. Desde o final do ano passado, a Positivo tem uma joint venture com a companhia argentina BGH, que foi a primeira unidade fabril da companhia fora do Brasil.

O executivo evitou dar projeções de vendas dos quatro modelos de tablet lançados. Segundo ele, a empresa está "preparada para competir com os tablets fabricados por empresas estrangeiras". O principal concorrente é o Ipad da Apple.

Em relação aos preços, Rotenberg disse que a variação cambial vai definir os valores dos tablets. "Mesmo após a recente alta do dólar mantivemos um tablet com um preço abaixo dos mil reais", disse acrescentando ter preocupação "com qual será o patamar de dólar" daqui pra frente. "Como temos margens baixas, se o dólar começar a subir, vamos ter repassar para os preços." O tablet mais barato sairá por R$ 999.

Segundo ele, a vantagem de já atender o varejo, com a venda de PCs vai ajudar para que os produtos cheguem facilmente as lojas no Brasil. "Já estamos negociando com as redes varejistas", disse.

Investimentos

Rotenberg não revelou os investimentos, mas afirmou que representaram grande parte dos R$ 40 milhões aplicados em P&D deste ano. "Os investimentos foram em produtos, aplicativos, e não em fábricas."

A fabricação inicial será em Curitiba, mas deverá ser expandida a Manaus. "Não queremos ficar com apenas um local de fabricação. Ainda temos incentivos fiscais conforme o produto", disse.

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