Preços ao produtor na Austrália sobem 0,1% no 4º trimestre de 2010

Variação do índice PPI foi menor que a esperada, amenizando as preocupações entre os economistas quanto a uma elevação da inflação

Hélio Barboza, da Agência Estado,

24 de janeiro de 2011 | 08h56

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Austrália subiu menos do que o esperado no quarto trimestre do ano passado, amenizando as preocupações entre os economistas quanto a uma elevação da inflação.

O Escritório Australiano de Estatísticas informou que os preços ao produtor subiram 0,1% no último trimestre do ano, bem abaixo da alta de 0,7% prevista pelos economistas. O avanço também foi bem menor do que o de 2,7% apurado no terceiro trimestre.

Segundo os economistas, o dado levantou a perspectiva de outro trimestre de inflação moderada no varejo e deve pesar na decisão do Reserve Bank of Australia (RBA, banco central) sobre as taxas de juros, na reunião do próximo mês.

Refletindo o impacto da valorização do dólar australiano no ano passado, os preços no atacado para maquinário industrial, bens manufaturados e equipamentos eletrônicos ficaram bem menores no quarto trimestre. Os preços das importações de bens acabados caíram 4,4% no trimestre, segundo o Escritório Australiano de Estatísticas. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.