Preços do etanol e da gasolina voltam a subir menos em SP

Na 3ª quadrissemana do mês, valor médio do etanol subiu 4,93% e o preço médio da gasolina apresentou variação de 0,41%

Flavio Leonel, da Agência Estado,

27 de janeiro de 2011 | 14h13

Os preços do etanol e da gasolina voltaram a apresentar alta menos intensa nos postos da cidade de São Paulo, conforme levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realizado por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Na terceira quadrissemana do mês (período de 30 dias encerrado em 23 de janeiro), o valor médio do etanol subiu 4,93% ante avanço de 5,63% verificado na segunda quadrissemana do mês (período de 30 dias terminados em 15 de janeiro). No mesmo período de comparação, o preço médio da gasolina apresentou variação de 0,41% contra alta anterior de 0,57%.

O grupo Transportes, que inclui álcool e gasolina, apresentou alta de 2,37% na terceira quadrissemana ante variação de 1,66% da segunda quadrissemana. Segundo a Fipe, o grupo respondeu por 0,38 ponto porcentual de todo o IPC do período, especialmente por conta do comportamento do item ônibus, cuja alta foi de 5,89% na terceira medição ante avanço de 3,41%. O item reflete o reajuste de 11,11% autorizado pela Prefeitura de São Paulo para as passagens de ônibus do município, no início do mês.

Nesta quinta-feira, a Fipe divulgou que o IPC da terceira quadrissemana de janeiro apresentou uma taxa de inflação 1,03%. Além de o resultado ter representado uma aceleração ante a taxa de 0,86% da segunda quadrissemana, foi também o número mais expressivo para a IPC paulistano desde o fechamento de outubro, quando a taxa foi de 1,04%. Ficou, entretanto, dentro das expectativas dos economistas consultados pelo AE Projeções, já que eles trabalhavam com previsão de 0,94% a 1,14%, com mediana exatamente de 1,03% para o índice que foi anunciado no início da manhã.

Tudo o que sabemos sobre:
etanolgasolinapreçosFipe

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.