PUBLICIDADE

Presidente da Cetip deve suceder Edemir Pinto

Assunto está no radar do conselho da companhia, mas empresas ainda aguardam aprovação da fusão por órgãos reguladores

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães
Atualização:

O presidente da Cetip, Gilson Finkelsztain, é um dos principais cotados para ficar à frente da companhia fruto da fusão da depositária com a BM&FBovespa, no processo de sucessão de Edemir Pinto, presidente da Bolsa, apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

O assunto já está no radar do Conselho de Administração da companhia, de acordo com fontes, mas qualquer decisão aguarda a aprovação dos órgãos reguladores para a integração das duas empresas, prevista para acontecer ainda este ano.

Edemir Pinto ocupa o cargo desde a fusão de Bovespa e BM&F, em 2008 Foto: PAULO LIEBERT/ESTADÃO

PUBLICIDADE

A sucessão de Edemir, no atual cargo desde a fusão de Bovespa e BM&F, em 2008, começou a ser discutida durante as negociações para a união das atividades da Bolsa com a Cetip, segundo uma fonte. A ideia é que o executivo, que se aproxima da idade limite imposta no estatuto para chefiar a companhia, conduza a empresa até o fim da integração. A troca de bastão aconteceria após esse processo.

Uma fonte de mercado disse que ainda não se bateu martelo em relação à escolha, mas que o nome de Finkelsztain está, de fato, em uma lista final. Um segundo nome, aventado por alguns conselheiros da Bolsa, seria o de José Berenguer, presidente do JPMorgan no Brasil e conselheiro da BM&FBovespa desde 2013.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.