Presidente da Comissão Europeia se reúne com premiê grego hoje

Ministro decidiram que a liberação da próxima tranche de 12 bilhões de euros do empréstimo concedido à Grécia de 110 bilhões de euros no ano passado ocorrerá em meados de julho

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

20 de junho de 2011 | 08h37

A Comissão Europeia confirmou nesta segunda-feira que seu presidente, José Manuel Barroso, vai se reunir com o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, às 17h (de Brasília).

"É um encontro para saber da situação após o encontro do Eurogrupo ontem, com expectativa para a importante decisão do Parlamento grego, assim como outras importantes questões", disse uma porta-voz de Barroso. Amanhã, Papandreou enfrentará uma votação de confiança no Parlamento.

Ontem, os ministros das finanças da zona do euro (Eurogrupo) decidiram que a liberação da próxima tranche de 12 bilhões de euros do empréstimo concedido à Grécia de 110 bilhões de euros no ano passado ocorrerá em meados de julho e após o Parlamento da Grécia aprovar as novas medidas de austeridade. As medidas enfrentam resistência pública, que tem se manifestado nas ruas. Na semana passada, em uma tentativa de esfriar as manifestações, Papandreou anunciou mudanças em seu gabinete, com substituição do ministro das finanças, e pediu uma votação de confiança do Parlamento, o que irá acontecer amanhã. As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
GréciaEuropa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.