Produção de minério da Vale é recorde para um 2º trimestre

Segundo companhia, produção cresceu em todos os sistemas; volume representa incremento de 5,8% na comparação com o mesmo período do ano passado

Mônica Ciarelli, da Agência Estado,

28 de julho de 2011 | 19h43

A produção de minério de ferro da Vale alcançou 80,3 milhões de toneladas no segundo trimestre, o melhor desempenho registrado pela companhia para um período entre abril e junho. O volume produzido representa um incremento de 5,8% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 12,2% frente ao trimestre anterior.

Segundo a Vale, a produção cresceu em todos os seus sistemas. A mineradora destacou ainda que o fim do período chuvosos nos sistemas Sudeste, Sul e Centro-oeste ajudou na recuperação.

A produção de Carajás, principal complexo mineral da Vale localizado no sistema Norte, totalizou 26 milhões de toneladas no segundo trimestre, volume que corresponde a um crescimento de 14,9% frente ao trimestre anterior e de 16,7% na comparação com o igual período do ano passado. Segundo relatório divulgado pela mineradora hoje, a produção poderia ter sido ainda maior caso as operações não tivessem sido tão afetadas pelas chuvas fortes prolongadas.

A produção de pelotas foi 13,1 milhões de toneladas no segundo trimestre, resultado também recorde para um período entre abril e junho. O volume produzido ficou 5% acima do primeiro trimestre e 3,8% frente ao igual período de 2010.

Níquel

A produção de níquel da Vale cresceu 51,1% no segundo trimestre, totalizando 56,2 mil toneladas, contra 37 mil toneladas registrado no mesmo período de 2010. Já na comparação com o trimestre anterior, a produção ficou cerca de 3 mil toneladas menor, refletindo os problemas com um forno da unidade de Copper Cliff, em Sudburry, no Canadá.

"Inicialmente, a perda de produção estimada era de 15.000 toneladas. Entretanto, como resultado de nossos esforços, o forno 1 do smelter de Copper Cliff foi capaz de produzir mais que o esperado, reduzindo as perdas previstas em 2.800 toneladas", diz o relatório que acompanha o balanço da empresa.

Além da parada do forno, a Vale antecipou para o segundo trimestre as manutenções das operações de Sudbury e Voisey's Bay previstas inicialmente para o período entre julho e setembro.

Tudo o que sabemos sobre:
produçãominériovalerecorde

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.