Produção global de aço bruto cresce 1,9% em fevereiro

A produção mundial de aço bruto subiu ligeiramente em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, apoiada por uma retomada na atividade da China, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Associação Mundial de Aço (WSA, em inglês).

REUTERS

20 de março de 2012 | 14h13

Números anualizados, que levam em conta o dia extra de fevereiro deste ano, mostraram que a produções chinesa e mundial ficaram ligeiramente abaixo do nível de fevereiro de 2011, refletindo uma situação econômica incerta que ainda afeta o setor siderúrgico.

"Há definitivamente sinais positivos em algumas partes do mundo, principalmente China e Estados Unidos. Entretanto, outros importantes países ainda estão abaixo de seu potencial e ainda estão decepcionando", disse Denny Sabah, analista da trading Ronly.

"O setor siderúrgico está lentamente voltando a ficar de pé, apesar de ainda ter um caminho a percorrer e seguir regionalmente diverso como sempre", acrescentou.

Em fevereiro, a produção global de aço cresceu 1,9 por cento, para 119 milhões de toneladas, em relação ao mesmo mês do ano passado. A produção na China, maior produtor e consumidor da liga no mundo, subiu 3,3 por cento no período, para 55,9 milhões de toneladas.

A utilização de capacidade global de produção foi de 79,7 por cento em fevereiro, alta de 3,1 por cento sobre janeiro, mas 2,8 por cento abaixo de um ano antes, segundo os dados da WSA.

Na sexta-feira, o Instituto Aço Brasil (IABr) divulgou que a produção brasileira de aço bruto cresceu 3,4 por cento em fevereiro sobre igual mês de 2011, para 2,8 milhões de toneladas .

(Por Silvia Antonioli)

Tudo o que sabemos sobre:
SIDERURGIAACOBRUTOPRODUCAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.