Produção industrial do Japão cresce 5,7% em maio

Essa foi a segunda maior alta da história e deu continuidade ao processo de recuperação que se seguiu ao terremoto de 11 de março

Hélio Barboza, da Agência Estado,

29 de junho de 2011 | 08h20

A produção industrial do Japão aumentou 5,7% em maio na comparação com o mês anterior, em números ajustados à sazonalidade, informou o Ministério da Economia, Comércio e Indústria. Essa foi a segunda maior alta da história e deu continuidade ao processo de recuperação que se seguiu ao terremoto de 11 de março.

A leitura ficou ligeiramente acima da mediana das previsões de economistas consultados pela Dow Jones, que era de uma alta de 5,5%. Em abril, a produção industrial havia aumentado 1,6%.

O crescimento de maio foi sustentado principalmente pela produção de automóveis e de dispositivos de comunicação. A expansão deve continuar enquanto prosseguem os gastos com a reconstrução do país. Indústrias consultadas pelo Ministério previram aumento de produção de 5,3% em junho e de 0,5% em julho.

Como reflexo da forte influência das obras de reconstrução, a produção industrial nas áreas afetadas pelo terremoto no norte do Japão cresceu 18,8% em relação a um mês antes, enquanto a das áreas não afetadas aumentou 4,5%, segundo o Ministério. As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
Japãoprodução industrial

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.