Produção mundial de aço bruto sobe 2% em julho

A produção mundial de aço bruto subiu em julho, revertendo direção depois de uma queda em junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Associação Mundial de Aço (Worldsteel), que antecipa uma retomada na demanda após o fim do período de férias de verão.

HAR, Reuters

21 de agosto de 2012 | 11h37

A produção global subiu 2 por cento na comparação sobre julho de 2011, para 130 milhões de toneladas, segundo a entidade.

A maior parte do aumento foi registrada pela China, maior produtor de aço do mundo, onde o volume produzido em julho cresceu 4,2 por cento, para 61,7 milhões de toneladas.

"Na China, a produção tem aumentado conforme a temporada de construções se inicia e as pessoas têm expectativa de que uma retomada na compra de vergalhões e fio-máquina vai justificar aumento de produção", disse Kashaan Kamal, analista da Metal Bulletin Research.

"Mas a China tem enfrentado dificuldades para reduzir estoques e o aumento na produção de aço bruto não está ajudando. Com a demanda ao redor do mundo tendendo à queda... muito material não está encontrando compradores", acrescentou.

A produção global de aço havia mostrado alta de 0,7 por cento em maio e queda de 0,1 por cento em junho, em meio à pressão da desaceleração econômica global sobre a demanda e os preços do metal.

A Worldsteel havia previsto em abril que o crescimento no consumo global de aço deveria desacelerar em 2012, atingido por crescimento econômico mais fraco na China, principal mercado, e incertezas sobre a crise de dívida da zona do euro.

O segundo maior produtor de aço do mundo, o Japão, registrou alta de 1,2 por cento na produção de julho em relação ao mesmo período do ano passado, para 9,3 milhões de toneladas, enquanto a produção dos Estados Unidos subiu 0,9 por cento, para 7,4 milhões de toneladas.

Na região da União Europeia, a demanda fraca e a incerteza causaram uma queda de 4,9 por cento na produção de aço, para 14,9 milhões de toneladas.

Na sexta-feira, O Instituto Aço Brasil divulgou que a produção de aço bruto brasileira recuou 4,1 por cento em julho sobre o mesmo período de 2011, para 3,001 milhões de toneladas .

Tudo o que sabemos sobre:
SIDERURGIAWORLDSTEELJULHOATUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.