Produção nacional de petróleo e gás é recorde em novembro, diz ANP

Segundo boletim, País produziu uma média de 2,089 milhões de petróleo por dia, um crescimento de 5,2% com relação ao mesmo período do ano anterior

Nicola Pamplona, da Agência Estado,

27 de dezembro de 2010 | 17h47

A produção nacional de petróleo e gás bateu recorde em novembro, segundo o boletim mensal de produção divulgado nesta segunda-feira, 27, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo o boletim, que inclui as atividades da Petrobrás e das empresas privadas que operam no País, o Brasil produziu uma média de 2,089 milhões de petróleo por dia no mês passado, o que representa um crescimento de 5,2% com relação ao mesmo período do ano anterior.

Já a produção de gás natural foi de 66,2 milhões de metros cúbicos por dia, alta de 12% com relação a novembro de 2009. De acordo com o boletim, 91,2% da produção brasileira de petróleo e gás foram extraídos em campos operados pela Petrobrás. "Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural (em barris de óleo equivalente), três são operados por empresas estrangeiras: o campo de Ostra (Shell), Frade (Chevron) e Polvo (Devon)", informou a agência, em nota oficial.

A produção do pré-sal, no mês passado, foi de 63,6 mil barris por dia e 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural - volumes extraídos do teste de longa duração de Tupi e do complexo petrolífero do Parque das Baleias, no litoral capixaba. A ANP destacou ainda que a queima de gás natural nas plataformas de petróleo caiu 15,1% com relação ao mesmo período do ano passado.

Tudo o que sabemos sobre:
ANPproduçãopetróleogás natural

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.