Produção nacional de petróleo subiu 6,6% em 2009

Pela primeira vez, País ultrapassa produção média de 2 milhões de barris por dia

Kelly Lima e Nicola Pamplona, da Agência Estado,

12 de fevereiro de 2010 | 17h13

A produção nacional de petróleo chegou a 2,029 milhões de barris por dia em 2009, um crescimento de 6,6% com relação ao ano anterior. O dado inclui volumes de líquidos de gás natural (LGN), extraídos nos campos de gás. A informação consta da mais recente revisão dos dados estatísticos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), publicada na tarde de sexta-feira, 12, no site da agência.

É a primeira vez que o Brasil fecha o ano com uma produção média acima dos 2 milhões de barris por dia, desempenho obtido com alguma contribuição de companhias privadas: a Petrobras divulgou recentemente que fechou 2009 com produção de 1,970 milhão de barris de óleo e LGN por dia, o que indica que a produção privada durante o ano foi de 59 mil barris por dia.

Os dados da ANP apontam que houve grande crescimento (8,3%) na produção de petróleo (sem contar LGN) em campos marítimos durante o ano, para 1,771 milhão de barris por dia, enquanto a produção terrestre caiu 1,3%, ou 176,6 mil barris por dia.

A ANP não discrimina de onde vem a produção de LGN, que caiu 9,2% em 2009, 78,6 mil barris por dia, acompanhando o ritmo lento da produção de gás natural durante o ano.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleo, ANP, produção nacional

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.