PUBLICIDADE

Programa de recompra de títulos soberanos pode ser necessário, diz BCE

Diretor do Banco Central Europeu diz que riscos de deflação na zona do euro seriam razão para adotar uma flexibilização quantitativa

Por Andreia Lago e da Agência Estado
Atualização:

LONDRES - O diretor do Banco Central Europeu (BCE), Lorenzo Bini Smaghi, disse hoje que os riscos deflacionários na zona do euro seriam uma razão para adotar uma flexibilização quantitativa (programa de recompra de títulos soberanos) na região, informa o Financial Times. "Não entendo as discussões quase religiosas sobre flexibilização quantitativa", declarou. Se os riscos deflacionários emergirem na zona do euro, "eu não veria nenhuma razão para que tal instrumento, elaborado para as características específicas da zona do euro, não devesse ser utilizado", disse Smaghi. Ele também lamentou a relutância do Reino Unido em participar dos esforços de resgate da zona do euro. "A União Europeia e o BCE certamente contribuiriam para ajudar a Inglaterra se Londres estivesse em dificuldades", afirmou. "Logo, eu esperaria uma atitude de reciprocidade."

Smaghi, que é italiano, deixará a diretoria do BCE no fim deste ano. Sua vaga será ocupada pelo francês Benoit Coeure, atualmente funcionário do Tesouro da França.

As informações são da Dow Jones.

Texto atualizado às 18h23

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.