Publicidade

Qualidade de crédito da pessoa física atinge patamar pré-crise, aponta Serasa

Na última pesquisa da empresa, resultado elevou de 78,6 pontos para 79,2 o nível de qualidade de crédito no País

Por Gustavo Uribe e da Agência Estado
Atualização:

A qualidade do crédito da pessoa física seguiu no primeiro trimestre de 2010 trajetória de alta observada desde o segundo semestre de 2009 e retornou ao patamar pré-crise. Divulgado hoje, o Indicador de Qualidade do Crédito, calculado pela empresa de análise econômica Serasa Experian, apontou alta de 0,7% no primeiro trimestre ante os três últimos meses do ano passado. O resultado elevou de 78,6 pontos para 79,2 o nível de qualidade de crédito no País, o mais alto desde o segundo trimestre de 2008, de 79,3 pontos.

 

PUBLICIDADE

O índice da Serasa calcula o risco de inadimplência da pessoa física na contratação de financiamentos. Quanto maior for o indicador, que varia de 0 a 100, melhor é a qualidade do crédito, ou seja, menor é o risco de inadimplência no caso do consumidor contrair financiamentos. Na relação ano a ano, houve crescimento de 0,25% nos três primeiros meses deste ano frente ao primeiro trimestre de 2009, quando o índice estava no patamar dos 79 pontos.

 

Diante da perspectiva de crescimento, os economistas da Serasa Experian atribuem a alta da qualidade do crédito aos reflexos positivos da recuperação do mercado de trabalho, ampliação do emprego e dos rendimentos reais, sobre a capacidade de pagamento dos consumidores. De acordo com os analistas, contribuiu ainda para o atual cenário a estabilização da taxa básica de juros, que se mantém no mesmo patamar, de 8,75%, desde julho de 2009.

 

O indicador aponta ainda que o Sul é a única região do País a se situar acima da média nacional, registrando a marca de 84,2 pontos. Na sequência, figura o Sudeste, pouco abaixo da média, com 79 pontos. O Centro-Oeste (77,1) e o Nordeste (78,3) também atingiram patamares inferiores ao registrado no País. A pior qualidade de crédito foi observada no Norte, que marcou 75,7 pontos. Em comparação ao trimestre anterior, a região onde se observou a maior recuperação na qualidade de crédito do consumidor foi a região Norte (alta de 1,4%), seguida pela Centro-Oeste (alta de 1,0%).

 

Por faixa de renda, a classe que ganha até R$ 500,00 por mês é a que possui o menor índice de qualidade de crédito (74,8 pontos). No outro extremo, a classe acima de R$ 10 mil registra o melhor indicador, 93,1 pontos, seguida pela renda de R$ 5 mil a 10 mil (92,8 pontos). Como explica a Serasa, a qualidade de crédito do consumidor tende a ser relacionada com a renda. Todas as camadas pesquisadas, exceto os consumidores que ganham mais de R$ 10 mil por mês, registraram melhora na qualidade de crédito no primeiro trimestre de 2010.

 

O indicador da Serasa Experian avalia, trimestralmente, o risco de crédito dos consumidores. É construído a partir de resultados atribuídos a cerca de 450 mil pessoas físicas, constantes da base de dados da entidade, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.