PUBLICIDADE

Raia retira o "Droga" de sua marca em ação de reposicionamento da bandeira

Projeto piloto da nova identidade visual da empresa foi inaugurado em uma unidade da rede em São Paulo

Foto do author Wesley Gonsalves
Por Wesley Gonsalves
Atualização:

A rede de farmácias Droga Raia – do grupo RD, que inclui outra gigante, a Drogasil – vai tirar o “Droga” do nome da bandeira, seguindo de perto um movimento já visto em negócios como Porto Seguro (agora Porto) e Ponto Frio (hoje, simpelesmente, Ponto). Para dar o pontapé inicial nessa transformação, a empresa inaugurou a primeira unidade Raia no Jardim Paulista, em São Paulo, com a nova identidade visual. “‘Raia já é a forma que os nossos clientes se referem a nós, então é só uma atualização”, disse o presidente da RD, Marcílio Pousada.

Para acompanhar a evolução dos negócios, Raia vai abandonar o "Droga" em seu logo nas farmácias. Foto: Felipe Rau/Estadão

PUBLICIDADE

Com uma segunda unidade já em reforma,também em São Paulo, a atualização da da Raia ainda não tem data para chegar às demais lojas. De acordo com o executivo, o projeto, em fase piloto, passará por aprimoramentos e mudanças atéser replicado nas 1,1 mil farmácias pelo País. Por ora, as transformações poderão ser vistas nos aplicativos de celular e no serviço de e-commerce da empresa. 

Para o especialista em marcas Eduardo Tomiya, da TM20 Branding, a atualização feita pelo grupo reflete as mudanças no tempo sem perder a identidade e relação criada com os consumidores ao longo dos seus mais de 100 anos. “As pessoas tendem a simplificar os nomes para justamente criar uma conexão com a marca”, avalia Tomiya. 

Além da mudança no nome, a rede de farmácias quer repaginar o ambiente interno das lojas na tentativa de abandonar o visual estéril e todo branco, que remete a um ambulatório hospitalar e à venda de medicamentos. 

Segundo Pousada, a reforma é mais um passo na estratégia do negócio de expandir sua atuação para além dos medicamentos. “Nós estamos trazendo elementos que aquecem o ambiente, que demonstrem que somos uma empresa que vende bem estar, saúde integral e qualidade de vida”, afirmou o executivo. 

Marcílio Pousada, presidente do Grupo RD; para executivo, atualização no nome vai ao encontro da forma como os próprios clientes se referem à farmácia. Foto: Felipe Rau/Estadão

Recentemente, a Raia Drogasil adquiriu uma participação societária no laboratório de exames Labi e investiu na abertura de unidades “coladas” a duas farmácias da rede, unindo os serviços de atendimento médico, análises clínicas e venda de produtos de saúde. 

O novo modelo de loja também quer aproximar os conceitos de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e de governança) do consumidor. O formato, conta Pousada, trará mudanças no sistema de iluminação e refrigeração, redução de impressão de cupons fiscais e um totem para empréstimos de sacolas retornáveis. 

Publicidade

“Nós queremos trazer a natureza para dentro do negócio. Essa ação faz parte das nossas metas de redução de emissões de carbono, porque até uma rede de farmácias pode diminuir seu impacto”, diz o executivo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.