PUBLICIDADE

Publicidade

RaiaDrogasil acelera expansão por presença maior em outras regiões do País

Companhia prevê abrir 260 unidades no próximo ano, com foco em Estados onde sua fatia de mercado ainda não é dominante; rede, que é líder do setor, encerrou o segundo trimestre com 2.374 lojas

Por Andre Jankavski
Atualização:

Apesar do momento complicado que a economia brasileira se encontra e com perspectivas nada positivas para o ano que vem, a RaiaDrogasil (RD) decidiu acelerar os seus planos de expansão. Em vez das 240 inaugurações previstas, vai abrir 260 novos unidades em 2022. Segundo Marcílio Pousada, presidente da empresa, essa ampliação é natural diante das oportunidades encontradas nos últimos anos. 

PUBLICIDADE

“Não vamos abrir esse número porque eu acordei e decidi. É um processo que vem sendo trabalhado com força desde 2014, quando abríamos 130 lojas, até chegar aos 240 de 2019”, diz Pousada.

A varejista, que é a líder do setor e abriu distância em relação às concorrentes, encerrou o segundo trimestre com 2.374 unidades. Caso a expectativa de abertura de 240 seja cumprida – e Pousada diz que irá acontecer –, a empresa superará as 2.500 unidades neste ano. 

Lojas da RaiaDrogasil servem como centros de distribuição de vendas online. Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 16/4/2020

No entanto, o executivo admite que a expansão precisa ocorrer em outras regiões do Brasil. A empresa é a líder em São Paulo, principal mercado do País, com 25,9%, e também tem uma fatia relevante no Centro-Oeste, com 16,9%. Em todas as outras regiões, possui menos de 10% do mercado.

“Estamos crescendo com força em lugares como o Rio Grande do Sul e o interior tanto do Norte quanto do Nordeste. A expansão dos próximos anos aumentará a participação desses lugares”, diz Pousada. 

Mais do que ter uma farmácia em cada esquina, a RD quer ampliar a sua rede para potencializar o seu comércio eletrônico. Isso porque 80% das vendas digitais partem das lojas, que acabam funcionando como centros de distribuição. 

Serviços

Publicidade

E uma das linhas que a RD pretende explorar é o conceito de “Nova Farmácia”, com o aumento do número de serviços e iniciativas para reter os consumidores. Uma delas é o programa de fidelidade Stix, que tem clientes que compram quatro vezes mais do que um consumidor convencional. Além disso, a empresa pretende acelerar o marketplace, tanto em número de vendedores quanto de produtos. Hoje, a RD tem 230 vendedores e 60 mil produtos disponíveis em sua plataforma. 

Mesmo com a crise, para a corretora XP as ações das redes de farmácias tendem a se sair melhor em momentos conturbados. “A RD tem um forte posicionamento de mercado e é um lugar bom para se estar exposto em um momento de volatilidade”, escreveu a analista Danniela Eiger.

Com o pé no acelerador:

  • 2.374 é a quantidade de farmácias em operação da RD ao fim do segundo trimestre; a empresa deve superar a marca de 2,5 mil ainda neste ano.
  • R$ 12,2 bilhões foi o faturamento da RD no primeiro semestre, 21% a mais do que o apresentado no mesmo período de 2019.

RaiaDrogasil aproveita bom momento do setor farmacêutico para crescer:

  • Físico de olho no digital

A RaiaDrogasil vai ampliar as suas lojas também de olho no potencial do digital. Hoje, 80% das vendas a  distância da companhia, seja por telefone ou pela internet, saem diretamente das lojas da RaiaDrogasil, trazendo maior eficiência para a entrega.

Publicidade

  • Presença nacional 

Com inaugurações previstas para os estados do Amapá e Rondônia, a RD passará a ter presença em todos os Estados do País, mas a intenção da empresa é ir além e aumentar a participação de mercado nessas regiões.

  • Opção para a turbulência

A corretora XP acredita que as ações da RD são um bom ativo para se ter em um  período de volatilidade no mercado, que deve sofrer ainda mais com a proximidade das eleições.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.