Redução média da tarifa da Eletropaulo pode ficar em 4%

A redução na tarifa da AES Eletropaulo em decorrência da revisão tarifária poderia ser aproximadamente quatro pontos porcentuais menor do que o proposto inicialmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) caso todos os pleitos feitos pela distribuidora paulista fossem acolhidos pela agência reguladora. A informação foi dada nesta quinta-feira a jornalistas pelo diretor da autarquia Julião Coelho, após a conclusão da audiência pública realizada nesta quinta-feira em São Paulo. Segundo ele, o índice de redução média da tarifa percebido pelos consumidores seria de aproximadamente 4%, ante uma redução de 8,8% da proposta inicial.

LUCIANA COLLET, Agencia Estado

26 de abril de 2012 | 18h51

A AES Eletropaulo indicou que a base remuneratória definida pela Aneel, e que serve como referência para definir a tarifa, ficou cerca de R$ 1,2 bilhão abaixo de suas estimativas e afirmou que iria pedir uma reconsideração. Coelho comentou que a base não está fechada. O primeiro número proposto, de R$ 10,6 bilhões, foi indicado pela área econômico-financeira da autarquia e a empresa tinha prazo até esta semana para se pronunciar e agora esta mesma área vai reavaliar a questão. Somente depois dessa reavaliação é que a diretoria da Aneel vai votar a revisão tarifária.

"É uma análise criteriosa que a gente fez e chegou a um resultado que a empresa discorda. Tem espaço para discutir, é legítimo que ela questione, e temos de tomar uma decisão, a melhor possível, para que a base reflita algo que é de fato o investimento", comentou.

Também o diretor presidente da AES Eletropaulo, Britaldo Soares, comentou que o prazo da audiência é até 11 de maio e ate lá a empresa vai encaminhar todas as contribuições, esclarecimentos e reuniões "para que assegure o equilíbrio entre a continuidade da evolução da qualidade de serviço da Eletropaulo, os investimentos que vem fazendo, que praticamente dobraram em relação a 2006, e o resultado positivo que isso vem dando", disse, citando a melhoria dos indicadores de qualidade de serviço.

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