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Renner anuncia compra da plataforma de venda de roupas usadas Repassa

A rede não informou o valor do negócio, que deve ser concluído em um mês e é a primeira aquisição com recursos obtidos na oferta de ações que levantou cerca de R$ 4 bilhões em abril

Foto do author Talita Nascimento
Por Talita Nascimento
Atualização:

A Lojas Renner anunciou nesta quinta-feira, 15, a assinatura do contrato para compra do Repassa, startup de venda online de roupas, calçados e acessórios usados. A companhia não deu detalhes de valores, pois a transação ainda deve ser concluída nos próximos 30 a 40 dias. Mas, ao Estadão/Broadcast, o CEO da companhia, Fabio Faccio, afirmou que esse é um primeiro movimento de aquisição com os recursos da oferta subsequente de ações (follow-on) que levantou cerca de R$ 4 bilhões em abril deste ano.

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“É um movimento menor se comparado ao volume de recursos do follow-on”, afirma. Ele avalia que a startup atende aos três pilares de negócios da Renner no momento: inovação, digitalização e sustentabilidade. A caminhada da companhia na construção de seu "ecossistema de varejo" (em que o cliente, em um mesmo ambiente, faz compras com recorrência, encontra diferentes meios de pagamento e serviços de crédito) está apenas no início. Para dar corpo ao aumento de sortimento de produtos que a empresa almeja, mais compras devem vir pela frente. “Imaginamos alguns movimentos de M&A (fusão e aquisição): pequenos, médios, talvez um maior”, diz Faccio.

A compra do Repassa foi toda organizada pelo time interno de Novos Negócios da Lojas Renner, capitaneado por Guilherme Reichmann. Segundo Faccio, a área foi criada há cerca de 18 meses e vem sendo reforçada desde então. A decisão de não contratar bancos de investimentos para essa primeira compra se deveu ao tamanho da operação. Mas, para uma aquisição maior, a companhia não descarta a participação de grandes bancos. “Pelo volume da transação, entendemos que conseguiríamos fazer sem apoio externo. Transações maiores podem ocupar outros times externos, como bancos”, afirma Faccio.

Loja da Renner em São Paulo: companhia captou quase R$ 4 bilhões em oferta subsequente de ações em abril. Foto: Werther Santana/Estadão - 12/5/2021

O Repassa conta com 300 colaboradores. Em 2020, a Renner iniciou uma parceria com a empresa, quando algumas lojas da varejista passaram a fornecer as “Sacolas do Bem” utilizadas pelos usuários para colocar e enviar ao Repassa as peças a serem revendidas.

O modelo da empresa foi considerado interessante pela Renner, pois a plataforma se responsabiliza por toda a “jornada do cliente”. Quem tem peças para vender pode retirar as sacolas gratuitamente nos pontos indicados pela startup - dentre eles, 15 lojas da Renner - ou comprar a sacola pela internet. Depois de enviar os produtos pelos Correios, o cliente recebe a informação de quais foram considerados aptos para a venda e quais são mais indicados para a doação, por exemplo. O Repassa higieniza, fotografa e organiza as peças e os anúncios. Após a venda, a empresa paga quem disponibilizou o produto.

Previsão de crescimento na venda de usados

Em teleconferência com investidores sobre a aquisição, a diretoria da Lojas Renner salientou o potencial crescimento do mercado de revenda de peças de vestuário usadas.

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Segundo dados disponibilizados na apresentação da companhia, o mercado brasileiro de revenda de moda deve crescer 4,4 vezes de 2019 a 2025, totalizando R$ 31 bilhões. O mercado mundial de revenda, por sua vez, cresce 25 vezes mais rápido do que o de moda convencional.

De acordo com a companhia, 40% da geração Z já consome do mercado de revenda. Além disso, em 2020, 43% dos consumidores em geral disseram comprar de marcas sustentáveis, ante 18% em 2019.

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