Publicidade

Resultado do varejo comprova recuperação do consumo, diz Mantega

'O crédito também está melhorando um pouquinho e isso reflete nas vendas a varejo, que foram muito boas', afirmou o ministro 

Por Renata Veríssimo e da Agência Estado
Atualização:

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou há pouco que o resultado das vendas no varejo, em julho, comprova que há uma recuperação do consumo no País. "Mostra que a queda da inflação está possibilitando que o consumidor tenha mais poder aquisitivo", afirmou o ministro, ao chegar ao Ministério da Fazenda. "O crédito também está melhorando um pouquinho e isso reflete nas vendas a varejo, que foram muito boas", completou.

PUBLICIDADE

Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista restrito subiram 1,9% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal.

O ministro, no entanto, não respondeu às perguntas dos jornalistas sobre uma possível alteração na meta de superávit primário. Segundo reportagem do Broadcast, na avaliação de fontes graduadas do governo, a meta oficial de superávit primário das contas públicas de 2,3% do PIB é de difícil cumprimento devido ao ritmo da arrecadação. Internamente, os técnicos já avaliam que a prioridade do governo é economizar "pelo menos" 2% do PIB.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.