Rio Tinto anuncia acordo de preço com asiáticas

A Rio Tinto, a segunda maior mineradora do mundo, fechou acordos oficiais com as siderúrgicas asiáticas, excluindo as empresas chinesas, para aumentar os preços dos contratos das matérias-primas no período de abril a junho, afirmou o porta-voz da companhia, Gervase Greene. Os acordos oficiais resolveram o que anteriormente eram uma série de tentativas de acordos para aumentos de preços e estabeleceram uma mudança do sistema anual de preços das matérias-primas para um sistema trimestral.

CLARISSA MANGUEIRA, Agencia Estado

21 de maio de 2010 | 12h24

Greene não quis revelar os preços estabelecidos nas negociações. Mas fontes do mercado e analistas acreditam que as mineradoras mundiais fixaram aumentos de preços que corresponderiam a aproximadamente ao dobro dos valores dos acordos fechados no ano passado com as siderúrgicas asiáticas.

A agência de notícias japonesa Nikkei afirmou que as siderúrgicas do Japão alcançaram acordos oficiais com as mineradoras mundiais. A Associação de Ferro e Aço da China (Cisa, na sigla em inglês) e as siderúrgicas chinesas se recusaram a comentar o assunto. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
mineraçãoRio TintoÁsia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.