Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Rio Tinto manterá sistema trimestral de preço neste ano

Segundo a companhia, mudanças no sistema de contratos no meio do ano aumentará a volatilidade e a instabilidade no mercado

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

28 de setembro de 2010 | 10h38

A mineradora anglo-australiana Rio Tinto continuará a utilizar o sistema trimestral de preços para os contratos de minério de ferro até o fim do atual ano fiscal, afirmou o diretor administrativo da companhia para vendas e marketing, Warwick Smith.

Smith disse também, durante uma conferência do setor na China, que qualquer mudança no sistema de contratos no meio do ano aumentará a volatilidade e a instabilidade no mercado.

"Nossa posição para este ano fiscal (que termina em 30 de junho de 2011) tem sido a de dar ao sistema trimestral de preços a chance de operar neste ano", disse o executivo. "Mudar para uma precificação mensal agora, depois de passar recentemente do sistema anual para o trimestral, será desestabilizador."

A Rio Tinto não falou com nenhuma siderúrgica sobre a mudança para um sistema de preços mensais, declarou o executivo, acrescentando que a empresa está satisfeita com o sistema de preços trimestral. Smith disse, porém, que a companhia está aberta a discutir no próximo ano mecanismos de precificação com as usinas da Coreia do Sul, Japão e China.

As declarações do executivo foram uma resposta aos comentários do secretário-geral da Associação de Ferro e Aço da China (Cisa, na sigla em inglês), Shan Shanghua, que criticou o atual sistema de preços.

Shanghua disse na mesma conferência que o sistema de preços trimestral de minério de ferro era "irracional" e não refletia a realidade atual.

As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
Rio Tintominérioferro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.