Publicidade

Rio Tinto manterá sistema trimestral de preço neste ano

Segundo a companhia, mudanças no sistema de contratos no meio do ano aumentará a volatilidade e a instabilidade no mercado

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

A mineradora anglo-australiana Rio Tinto continuará a utilizar o sistema trimestral de preços para os contratos de minério de ferro até o fim do atual ano fiscal, afirmou o diretor administrativo da companhia para vendas e marketing, Warwick Smith.

PUBLICIDADE

Smith disse também, durante uma conferência do setor na China, que qualquer mudança no sistema de contratos no meio do ano aumentará a volatilidade e a instabilidade no mercado.

"Nossa posição para este ano fiscal (que termina em 30 de junho de 2011) tem sido a de dar ao sistema trimestral de preços a chance de operar neste ano", disse o executivo. "Mudar para uma precificação mensal agora, depois de passar recentemente do sistema anual para o trimestral, será desestabilizador."

A Rio Tinto não falou com nenhuma siderúrgica sobre a mudança para um sistema de preços mensais, declarou o executivo, acrescentando que a empresa está satisfeita com o sistema de preços trimestral. Smith disse, porém, que a companhia está aberta a discutir no próximo ano mecanismos de precificação com as usinas da Coreia do Sul, Japão e China.

As declarações do executivo foram uma resposta aos comentários do secretário-geral da Associação de Ferro e Aço da China (Cisa, na sigla em inglês), Shan Shanghua, que criticou o atual sistema de preços.

Shanghua disse na mesma conferência que o sistema de preços trimestral de minério de ferro era "irracional" e não refletia a realidade atual.

As informações são da Dow Jones. 

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.