Safra apresentará maior área plantada e a maior produção de soja em 2010

Safra do ano está prevista em 143,4 milhões de toneladas, 7,2% maior do que a anterior

Jacqueline Farid, da Agência Estado,

09 de fevereiro de 2010 | 12h42

A safra 2010 apresentará a maior área plantada e a maior produção de soja já apuradas no Brasil, segundo destacou o gerente de agricultura do IBGE, Mauro Andreazzi. Apesar dos avanços em relação à safra passada, porém, a safra atual ficará ainda aquém da marca recorde de 2008, quando o País produziu 146 milhões de toneladas. A safra de 2010 está prevista em 143,4 milhões de toneladas, 7,2% maior do que a safra anterior.

 

Com os baixos preços do milho e o desestímulo dos produtores no plantio dessa cultura, a soja elevou ainda mais a participação na safra brasileira, passando de 42,6% na safra passada para 46,1% na atual. O milho, por sua vez, reduzirá sua fatia de 38,1% para 35,9%. A produção esperada para a soja, de 66,1 milhões de toneladas, é um recorde histórico.

 

Andreazzi explica que a soja tem maior liquidez, com bons preços e comercialização garantida, o que tem feito produtores de outras culturas, sobretudo o milho, migrarem para o cultivo do produto.

 

A área a ser colhida da safra agrícola total de 2010, de 48,1 milhões de hectares, também é um recorde histórico. Segundo Andreazzi, os produtores agrícolas estão investindo mais no campo do que na safra passada. "Ano passado, com a crise, havia incertezas e dificuldades de financiamento e, além disso, as condições climáticas este ano também estão mais favoráveis", afirmou.

Tudo o que sabemos sobre:
safra, soja, produção

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.