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Santander anuncia oferta pública de US$ 7,34 bi na Bovespa

Banco informa que gastará a maior parte da receita da operação na abertura de 600 agências no Brasil até 2013

Hélio Barboza, da Agência Estado,

21 de setembro de 2009 | 09h02

O Banco Santander informou nesta segunda-feira, 21, que planeja levantar quase € 5 bilhões (cerca de US$ 7,34 bilhões) com a oferta de units do Santander Brasil na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

 

Num comunicado à Bolsa de Madri, o Santander disse que venderá 525 milhões de units, ou 16,21% do atual capital acionário do Banco Santander Brasil. Cada unit será vendida por um preço entre R$ 22,00 e R$ 25,00, gerando para o Santander entre R$ 11,55 bilhões e R$ 13,13 bilhões, respectivamente. O preço da oferta pública será fixado em 6 de outubro.

 

As ações do Santander Brasil serão negociadas tanto no Brasil como em Nova York. Os American Depositary Receipts (ADRs) do banco deverão estrear na Bolsa de Nova York em 7 de outubro, e as ações começarão a ser negociadas na Bovespa em 8 de outubro.

 

A oferta deve dar mais peso ao gigante bancário espanhol na competição com rivais maiores na maior economia da América Latina. O Santander informou que gastará a maior parte da receita da operação na abertura de 600 agências no Brasil até 2013, ampliando sua rede em quase um terço.

 

A oferta inclui uma opção de "green shoe" (colocação de um lote adicional, caso a demanda justifique) para os bancos de investimento que estão coordenando a venda dos papéis. Excluindo o "green shoe", o porcentual de ações em circulação ("free float") depois da oferta será de 15,6%, segundo o comunicado do banco.

 

Maior banco da zona do euro em valor de mercado, o Santander já tem forte presença no Brasil, comandando uma participação de mercado de 10,2%, em termos de ativos. Em 2007, o Santander integrou o consórcio que comprou o holandês ABN Amro. Pelo acordo, o banco espanhol assumiu o controle do Banco Real, a operação brasileira do ABN Amro, que hoje faz parte de sua divisão de varejo.

 

A operação levará o Santander Brasil a uma capitalização de mercado de entre 31 bilhões de euros (US$ 45,44 bilhões) e 35 bilhões de euros (US$ 51,30 bilhões), colocando a unidade brasileira entre os 30 maiores bancos do mundo nesses termos. Por valor de mercado, o Santander Brasil deverá igualar-se a seus concorrentes estrangeiros como o Deutsche Bank e o Société Générale. O valor representa mais de um terço da capitalização de mercado total do Santander, atualmente em 89,3 bilhões de euros (cerca de US$ 130,90 bilhões).

 

No Brasil, o Santander tem uma rede de 2.091 agências e 1.521 postos de serviço em instalações de clientes corporativos. O banco tem 21 milhões de clientes no país. As informações são da Dow Jones.

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