Santander Espanha fará permuta de ações no Brasil

O Banco Santander Brasil informou nesta terça-feira, 29, que seu acionista controlador indireto, o Santander Espanha, pretende lançar uma oferta voluntária no Brasil e nos Estados Unidos para aquisição de até a totalidade das ações do banco no Brasil que não sejam de titularidade do Grupo Santander. Essas ações representam aproximadamente 25% do capital do Santander Brasil. O pagamento será feito com a entrega de ações do Santander Espanha.

EULINA OLIVEIRA, Agencia Estado

29 de abril de 2014 | 09h17

Conforme o fato relevante, a operação de permuta de ações será voluntária, de modo, portanto, que os acionistas do Santander Brasil poderão aceitá-la ou não, e não estará condicionada a um nível mínimo de aceitação. Os que aceitarem a oferta receberão em pagamento Brazilian ou American Depositary Receipts (BDRs ou ADRs) representativos de ações de emissão do Santander Espanha, tornando-se, assim, acionistas do banco espanhol.

Em decorrência da operação, o Santander Brasil continuará a ser uma companhia aberta listada na BM&FBovespa, mas sairá do Nível 2 de Governança Corporativa, passando a estar listado em seu segmento Tradicional.

Ainda de acordo com o fato relevante, a realização da operação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições prévias, incluindo o registro do Santander Espanha na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como emissor estrangeiro, admissão dos BDRs do Santander Espanha à negociação na BM&FBovespa, aprovação dos acionistas do Santander Brasil em assembleia geral, registro da oferta voluntária de aquisição na CVM, elaboração do laudo de avaliação do valor econômico do Santander Brasil e aprovação dos acionistas do Santander Espanha em assembleia geral da emissão das novas ações que serão entregues em pagamento, além de outras aprovações regulatórias.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.