SAP ganha mercado de softwares corporativos, diz FGV

O segmento de softwares corporativos tem mantido forte concentração no País, com poucas empresas abocanhando a maior parte do mercado, de acordo com dados da 25ª Pesquisa Anual sobre Tecnologia da Informação (TI), divulgada nesta quinta-feira, 24, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O levantamento mostrou que a brasileira Totvs e a multinacional alemã SAP lideram nos principais segmentos, sendo que a SAP obteve ganho de participação no mercado, enquanto a Totvs se manteve estável.

CIRCE BONATELLI, Agencia Estado

24 de abril de 2014 | 16h29

No caso dos Sistemas Integrados de Gestão (ERP na sigla em inglês), solução de TI que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, a Totvs continuou na liderança, com participação de mercado de 37% em 2013, mesma fatia registrada pela pesquisa em 2012.

A SAP, por sua vez, subiu de 28% para 30% entre 2012 e 2013. Em seguida está a Oracle, com 16%, mesmo porcentual nos dois anos. Outros 17% do mercado utilizam ERPs de empresas variadas.

A pesquisa mostrou que a Totvs se destaca no mercado de ERPs voltado a empresas de pequeno e médio portes. Entre as companhias com até 170 teclados, a Totvs tem participação de 52%, enquanto entre aquelas de 170 a 700 teclados, tem participação de 41%. Entre as empresas de grande porte, com mais de 700 teclados, a SAP leva vantagem, ocupando 52% do mercado.

No caso dos programas de Inteligência Analítica, a liderança permaneceu com a SAP, dona de 25% do mercado em 2013. Nesse segmento, a multinacional também aumentou sua participação na comparação com o ano anterior, quando detinha 22%. A Totvs, vice-líder nesse segmento, permaneceu estável com 16%. Em seguida vêm IBM, com 10%, e MS Dynamics, com 9%. Outros 19% estão pulverizados entre outras empresas.

Tudo o que sabemos sobre:
SAPsoftwaresFGV

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.