PUBLICIDADE

Schincariol investe em cervejas premium e compra Eisenbahn

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A segunda maior cervejaria do Brasil, Schincariol, fechou acordo para a compra da catarinense Eisenbahn, especializada em cervejas premium, voltando a investir no segmento após três aquisições em 2007. No ano passado, a Schincariol comprou as cervejarias especializadas em marcas premium Baden Baden (São Paulo), Igarassu (Pernambuco) e Devassa (Rio de Janeiro). A Eisenbahn, fundada em 2002, tem uma fábrica em Blumenau e emprega 90 pessoas. "A gente viu uma possibilidade de ver a marca ir pra frente, ter um reforço muito grande nas ações de marketing", disse Juliano Mendes, um dos principais acionistas da Eisenbahn em teleconferência com jornalistas. Sem revelar números específicos sobre a operação, o diretor de marketing da Schincariol, Marcelo Secco, informou que o segmento de cervejas premium do Brasil corresponde a apenas 2 por cento do mercado total, que é dominado pela gigante AmBev, com quase 68 por cento de participação no mercado nacional. Segundo Secco, a aquisição da Eisenbahn, que distribui 13 rótulos principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, foi feita com recursos próprios da Schincariol. O plano agora é levar as marcas da cervejaria catarinense para todo o país e reforçar as exportações para Uruguai, Estados Unidos e Austrália. "O foco vai ser Brasil, com grande atenção ao exterior", disse Secco sem dar mais detalhes. Em comunicado, José Augusto Schincariol, que integra o conselho diretor da Schincariol, afirmou que a Eisenbahn comercializa cerca 1,8 milhão de litros por ano, "mas tem condições de triplicar essa capacidade de produção no curto prazo". Enquanto isso, a Schincariol tem capacidade de produção de 4 bilhões de litros por ano. A Schincariol investiu no ano passado cerca de 1 bilhão de reais dos quais 600 milhões de reais em aquisição de ativos, novas marcas e aumento de produção, disse Secco. Para este ano a previsão de investimento é de 1 bilhão de reais. A Schincariol detém participação de 12,1 por cento no mercado de cerveja do país. (Reportagem de Alberto Alerigi Jr.)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.