S&P concede rating 'BBB-' para estado do Rio de Janeiro

Segundo agência de risco, a solvência do Rio de Janeiro recebe suporte da forte e diversificada economia local

Gustavo Nicoletta, da Agência Estado,

30 de março de 2010 | 15h52

A agência de classificação de risco Standard & Poor's afirmou em um comunicado que atribuiu o rating "BBB-" para o Estado do Rio de Janeiro, com perspectiva estável.

 

Segundo a S&P, a solvência do Rio de Janeiro recebe suporte da forte e diversificada economia local, por um Produto Interno Bruto (PIB) per capita aproximadamente 25% maior do que o do Brasil e pelo desenvolvimento dos campos petrolíferos do pré-sal sob jurisdição do Estado, que devem ajudar a economia no médio prazo.

 

"A perspectiva estável para o Rio de Janeiro denota nossa expectativa de que o Estado continuará fortalecendo seus indicadores fiscais e financeiros, com a ajuda de um gerenciamento hábil e da estrutura institucional favorável do Brasil, apesar dos desafios contínuos para proporcionar infraestrutura e serviços sociais", afirmou a S&P.

 

A agência, no entanto, afirmou que a grande dívida do Rio de Janeiro e as pressões para mais gastos públicos continuarão limitando a flexibilidade fiscal do Estado.

 

A S&P também disse que a perspectiva para o Rio de Janeiro está relacionada ao prognóstico para o Brasil, com base na importância das condições econômicas e fiscais do país. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
S&PStandard & Poor'sRio de Janeiro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.